Blog sobre livros, leituras, séries, filmes, doramas, artes, etc... e o que mais gostar de comentar a respeito. Aceita uma xícara?

, , ,

A Morte de Ivan Ilitch - Leo Tolstoy - Opinião



Sinopse: 


Em agosto de 1883, duas semanas antes de falecer, o escritor russo Ivan Turguêniev escreveu a Tolstói: "Faz muito tempo que não lhe escrevo porque tenho estado e estou, literalmente, em meu leito de morte. Na realidade, escrevo apenas para lhe dizer que me sinto muito feliz por ter sido seu contemporâneo, e também para expressar-lhe minha última e mais sincera súplica. Meu amigo, volte para a literatura!".

O pedido de Turguêniev alude ao fato de que Tolstói havia então abandonado a arte e renegado toda sua obra pregressa para se dedicar à vida espiritual. Embora não se possa dizer com certeza em que medida as palavras de Turguêniev repercutiram em Tolstói, é certo que A morte de Ivan Ilitch, publicada em 1886, foi a primeira obra literária que ele escreveu após seu retorno às letras mdash; e que se trata de um dos textos mais impressionantes de todos os tempos.

Considerada por Nabokov uma das obras máximas da literatura russa mdash; e por muitos uma das mais perfeitas novelas já escritas mdash;, A morte de Ivan Ilitch ganha agora nova edição em língua portuguesa, com tradução e posfácio de Boris Schnaiderman, e, em apêndice, texto de Paulo Rónai sobre o autor e sua obra.




Opinião:


É o primeiro livro do Leo Tolstoy que li. Achei incrível.
Ivan Ilych, passa a vida toda fazendo o que lhe parecia correto (principalmente aos olhos dos outros). E com sua vida indo embora, se vê lembrando do passado e descobre que não viveu como deveria ter vivido.Que tudo era uma farsa, uma mentira.
Uma história curta, que no geral questiona se levar uma vida de ordem, regras, e fazendo o que se espera de você é sinônimo de vida boa e feliz.









Início da Leitura: 23/03/2011
Término: 25/03/2011



Share:

2 comentários:

  1. Nunca li nada dele também mas é um autor que quero muito conhecer. Acho que vou começar por este antes de saltar para a Anna Karenina:) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina! :)

      Eu também ainda não li o Anna Karenina, tenho de achar o "momento certo" para ele, já que além da vontade tenho de criar coragem, com um livro tão grande para ler! xD Então acho que faz bem em começar por este aqui, já que ele é curto e se lê muito bem. Acho que não irá se arrepender. ;)

      Beijos

      Excluir

Obrigada pelo comentário e pela visita! :)